8 Dicas para uma diagramação eficiente

mountain-graph-by-seth-eckert

Bom dia, gente? Sério? Você estão bem?

Há muito tempo atrás eu me deparei com a necessidade de diagramar as minhas estórias em quadrinho, seja ela de uma página apenas ou dez(rsrsrs). Pois é, diagramar é algo estranho para quem o tenta pela primeira vez, todavia, não é difícil. Sério!


Diagramação

substantivo feminino
  1. ato ou efeito de diagramar.
    • elaboração de leiaute ou esquema (de dimensões e formato iguais aos da publicação) em que aparecem devidamente calculados e representados todos os elementos (textos, legendas, fotos, ilustrações etc.) que compõem o material a ser impresso.
      *Resumindo: Diagramar é você arrumar o texto em um espaço(folha) para que ele seja visto(lido) da melhor forma.

    Há muitos softwares para diagramar, dentre eles: IDesign(da Appel), Corel Draw, MS Word(Livros), Acrobat Reader Pro(Adobe), InDesign(Adobe), Photoshop, entre muitos outros. Alguns com mais recursos e outros com menos, dependendo de sua finalidade. Pode ter certeza, sabendo usar o seu software, a diagramação é simples e indolor(rsrsrs).

    Aqui, abaixo, você vai encontrar os mais importantes princípios para uma adequada diagramação. É essencial que você saiba disso para efetuar um bom trabalho.

    “Take a look”, mano(a)!


Em jornais, revistas, cartazes, websites e também na televisão, a diagramação, disposição dos elementos gráficos, principalmente textos e imagens, em um espaço definido e que será impresso, é empregada de forma perceptível aos que tem conhecimento da mesma. Sendo um dos trabalhos do design gráfico, podemos ressaltar a hierarquização tipográfica e a legibilidade, porém, a diagramação pode ser exercida por variados profissionais. É essencial que a empresa esteja apta do seu publico alvo para que obtenha uma boa diagramação.


Abaixo daremos dicas para ajudar sua empresa a concluir uma diagramação excelente.

Os princípios fundamentais da diagramação

Dica 1: Hierarquização

Para iniciar sua diagramação é necessário organizar as informações, da mais importante para a menos, para que o consumidor leia de acordo com o critério desejado pela empresa. Esta página deve ser simples e clara, para que o cliente tenha uma leitura afável, sem se distrair ou cansar-se da sua diagramação.

Dica 2: Identidade

A empresa deve atentar-se aos padrões de identidade, uma vez que, antes que o consumidor leia sua diagramação, será a primeira impressão que passará da sua empresa a ele. Padronize os elementos que compõe seu projeto, como tipografias, cores, elementos gráficos, entre outros, para que o cliente sinta segurança na hora fazer um trabalho com a sua empresa e consiga identificá-la sem que precise olhar o logotipo, porém, diferencie títulos, subtítulos, textos e legendas, para que sejam reconhecidos facilmente pelo leitor.

Dica 3: Fontes tipográficas

Escolha a fonte que deseja trabalhar na sua diagramação, mas lembre-se que ela deve ser evidente para o leitor, caso contrário levará o consumidor à troca de empresa, escolhendo outra que transmita a mensagem com clareza. Não encha sua diagramação de letras, poderá embaralhar o leitor. Se o texto for colocado sobre uma imagem, recomenda-se uma fonte regular e bold, assim passará a imagem desejada pela empresa para o cliente.

Dica 4: Cores

As cores são fundamentais para sua diagramação, combine-as e use-as a favor de sua empresa. Aconselham-se cores escuras em fundos claros, dando leveza e são percebidas positivamente. Já cores claras em fundos escuros, um texto escuro em fundos com particularidade ou uma fonte branca em um céu azul claro, por exemplo, quebram o ritmo da leitura e cansam o consumidor.

Dica 5: Imagens

A imagem escolhida para sua diagramação, antes de tudo, deve ter qualidade e condizer com o assunto tratado no projeto. Além disso, o profissional deve saber como posicioná-la na página, algumas fotografias já contribuem para uma boa localização, como as que possuem fundos uniformes ou neutros. Já as que apresentam muitos detalhes, é recomendado a utilização de boxers embaixo dos textos, legendas ou títulos.

Dica 6: Quantidade de texto

Não exagere nos textos, o leitor vai se cansar da sua diagramação e perder o foco na mesma. Na diagramação sobre a imagem, esta já vai possuir textos, ocupando um determinado espaço, portanto, se houver um texto muito grande, poder ser até que não caiba ou, se couber, ficará extremamente cansativo, como já dito. Apresente esse problema ao responsável pelo texto, para que ele não tenha que cortar informações.

Dica 7: Tipos de papel

Atente-se ao tipo de papel que será impresso sua arte, pois na tela do computador parece ter uma ótima qualidade e ser nítida, no entanto, quando impresso, a resolução diminui, alterando o resultado final.

Dica 8: Legibilidade

O item mais importante da diagramação é a legibilidade, uma vez que, se o material não estiver claro e legível, certamente o seu cliente perderá o interesse pela sua empresa. Leve em consideração o espaço onde o texto será colocado e se dará para ler perfeitamente quando impresso. Nenhum consumidor gostaria de ter que fazer esforços e ter de decifrar o que está escrito no seu trabalho, isso fará com que ele procure outra marca.


Essas dicas são fundamentais e básicas para sua diagramação ser excelente, seguindo-as, sua empresa obterá sucesso neste trabalho.

Passo a passo da diagramação


Fonte: Printi.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s