Lord Kramus nas cores de Adriano JS Felix

Boa tarde a todos. Estive passeando e consequentemente me divertindo. Sério, me diverti nesse início de ano, mas não em festas ou marchas de carnaval, mas sim trabalhando pesado. E um desses trabalhos pesados foi ao lado do roteirista e criador de Lord Kramus, que desenvolveu um mundo primoroso de reinos e um universo disputado pela espada. Gil mendes veio a mim à procura de cores para suas novas jornada com o personagem. Foram mais de 60 páginas no primeiro trimestre desse ano e muito aprendizado nas dificuldades que encontrei ao dar a magia necessária nas cores. Vou compartilhar o pouco que posso com vocês, pois ainda aguardo a divulgação oficial da revista impressa e digitalizada.

lorde_kramus_page_02_by_gil_mendes_2016_by_felixsnote-dbaa4sd2
Página 1 Lorde Kramus

 

1 FORMATADAlorde_kramus_page_01_colors_by_adriano_js_felix_by_felixsnote-dbadgck

lorde_kramus_page_02_colors_by_adriano_js_felix_by_felixsnote-dbaa7gh
Pág 2 colorida por Adriano JS Felix pelo estúdio Felix´s Note

Eu recebi a primeira leva em agosto de 2016. O desafio principal foi com relação ao personagem Lorde Kramus, justamente pelo tom de pele dele: vermelho. O vermelho cria uma confusão na cabeça de qualquer colorista, pois é uma cor de difícil aplicação de luz, isso mesmo: luz, e não sombra. A cor vermelha.

Tons de vermelho /Wikipédia

Temos muitos tons em vermelho seja para o lado claro ou para o lado negro da força. Mas o problema de se aplicar luz é que ou ele fica rosa ou ele fica laranja, e, no caso do laranja, sempre ele irá ser puxado para o amarelo; tipo as chamas do fogo, sabe? O fogo é vermelho mas sua luz mais clara é amarelo, daí vemos os tons de laranja. Justamente porque o vermelho com o branco vai ficar rosa e não “um vermelho mais claro” O truque é não começar com a cor vermelha, mas sim um cor bem mais escura, um vinho, por exemplo. Foi o que eu fiz. Outro ponto que eu queria acrescentar é que, nós, coloristas, nos nossos trabalhos impressos trabalhamos com a paleta de cores CMY, isso quer dizer que as opção de cores se tonar bem, mas bem limitada.

Gostaria de falar mais, mas essa questão do vermelho dá um livro inteiro. Todavia, apesar desses detalhes, me acostumei com o vermelho do Kramus em CMY.

Depois de ter colorido 14 páginas pro Gil, eu recebi mais 61, dentre elas pinups e covers incríveis, isso em Dezembro de 2016.

lorde_kramus_cz_pg19_by_adriano_js_felix_by_felixsnote-dbaqsh1

Nessa segunda leva de Lorde Kramus em Crânios em Zagumba foi permanecer na pegada das primeiras páginas e adicionar aquilo que eu tomei como crítica para os trabalhos futuros, isso foi as temperaturas dos ambientes e o comportamento das luzes na arte como um todo. Explorei muito luz e sombra, sempre, é claro, me limitando ao estilo de desenho do artista, para que as minhas cores não seja mais do que os traços. Usei demais também as texturas nos cenários e as mudanças “brutas” de cores e composições. Gostei muito de usar o roxo, combinou muito com a pela vermelha do personagem e da sua parceira que é azul. Usei contornos mais duros em lances de reflexos nas peles deles, sempre inspirado pelo artista Marte Gracia.

lorde_kramus_cover_by_adriano_js_felix_by_felixsnote-dbadhy8
Cover Bônus para Revista Lorde Kramus – Crânios em Zagumba 2017

Meus amigos(as), gostaria de mostrar mais, mas tudo isso é só uma amostra grátis de um trabalho muito bem feito pelo Gil Mendes. Ainda não obtive seu roteiro, mas pelas páginas me maravilhei(que isso? Você trabalha sem roteiro? Como consegue colorir 60 páginas sem roteiro? É doido, é?). Verdade, e são 61 páginas pra ser preciso. A maioria dos meus trabalhos eu colori sem roteiro, mas a verdade é que eles só precisaram das referencias de cores, pois as páginas diziam por si só quais cores queriam. E por elas eu vi um universo incrível de reinos e batalhas à espada, brutais. Amei trabalhar nelas e aguardo ansioso pelo trabalho pronto com todos os balões de fala que imaginei.

Assim que sair, é lógico, trazê-lo-ei aqui, rsrs.

 

Grande Abraço e Deus abençoe.

Deixe um comentário

